Dados do Trabalho
Título
ANEURISMA DE SEIO DE VALSALVA DIREITO: A PROPÓSITO DE UM CASO
Introdução
O aneurisma do seio de Valsalva (ASV) é uma doença rara com predominância no sexo masculino e está frequentemente associada à doença congênita, porém outras causas são possíveis: endocardite, sífilis, arteriosclerose ou processo inflamatório. O aneurisma de seio de Valsalva é mais comum no seio coronariano direito, seguido do seio não coronariano e coronariano esquerdo. O ASV por ser assintomático nas primeiras décadas de vida, tem seu diagnóstico tardio, ocorrendo geralmente na terceira ou quarta décadas. A complicação mais temida é a ruptura do aneurisma que apresenta alta mortalidade e risco de morte súbita. O tratamento indicado para correção do ASV é cirúrgico e vem sendo descrito com sucesso por diversos autores. O relato de caso apresentado é sobre um paciente 60 anos que foi diagnosticado com aneurisma de seio de valsalva por exame de ecocardiograma.
Descrição do caso
Paciente, 60 anos, masculino, tabagista, sobrepeso, com histórico de hipertensão arterial sistólica fora da meta. Foi encaminhado para avaliação de isquemia miocárdica devido a queixas de palpitações e dor precordial atípica há 5 meses. Exame físico e laboratoriais sem achados significativos. No ecocardiograma sob estresse físico, foi evidenciado um aneurisma da aorta em sua porção sinusal, medindo 71 mm, secundário ao aneurisma do seio coronariano direito da valva aórtica. Este diagnóstico foi confirmado em angiotomografia (Angio TC) de Aorta e coronárias: aneurisma sacular da raiz da aorta (47 x 41 mm) com dilatação predominante do seio de valsalva direito (raiz da aorta medindo 73 mm), deslocando-se anteriormente e exercendo leve efeito de massa sobre a transição entre o átrio e ventrículo direitos. Como achado adicional, ateromatose difusa da aorta tóraco-abdominal e ausência de lesões obstrutivas coronariana. Após ajuste medicamentoso, paciente evoluiu com melhora clínica e foi referenciado para correção cirúrgica do aneurisma.
Conclusões
A detecção de aneurismas de seio de valsalva foi possível devido à realização do exame de ecocardiograma, que foi crucial para o manejo do paciente, permitindo o encaminhamento para cirurgia de correção antes de complicações fatais como ruptura e óbito. Este caso ilustra a importância de investigação de lesão de órgão alvo nos pacientes hipertensos para diagnóstico de complicações mesmo nos pacientes assintomáticos ou com sintomas pouco específicos, pois garante o diagnóstico preciso e um tratamento adequado.
Área
Cardiologia
Autores
ANGELA CARLA GUIDELLI SALAME, MARCELO SALAME, José Luiz Gomes, Talita Naomi Kose Yokode, Vanessa Gonçalves Gomes