Dados do Trabalho
Título
Ligas Acadêmicas de Medicina: Escolha da Especialidade e Impacto na Educação Médica em Rondônia
Introdução e/ou fundamentos
As Ligas Acadêmicas de Medicina (LAM) são extensões universitárias que visam complementar a formação acadêmica com atividades que promovem o aprofundamento no ensino e pesquisa, projetos sociais e imersão teórica e prática em diversas especialidades médicas. Ainda, possibilitam o desenvolvimento de competências essenciais para a prática profissional. Dada a importância dessas atividades para a formação médica, torna-se indispensável avaliar a percepção dos estudantes de medicina, protagonistas do processo formativo, para fortalecer e consolidar o papel das ligas acadêmicas no cenário da educação formal.
Objetivo(s)
Analisar a percepção dos discentes de medicina de Rondônia sobre como as LAM contribuem para o desenvolvimento profissional e, sob esse viés, destacar a relevância das ligas acadêmicas para a educação médica no Brasil.
Métodos
Estudo de campo, exploratório, com abordagem qualiquantitativa, no qual foi elaborado um questionário eletrônico com perguntas objetivas, visando avaliar a percepção discente sobre o impacto das LAM na formação médica. Amostra composta por alunos de medicina, do ciclo básico ao internato, vinculados aos cursos de Porto Velho, Cacoal, Vilhena, Jaru e Ji-Paraná.
Resultados
Amostra de 143 estudantes: 63% do ciclo básico, 17% do ciclo clínico e 20% do internato. Quanto a participação em ligas: 54% não fazem parte de nenhuma enquanto 46% fazem parte de uma ou mais. Indagados se consideram que as LAM são fundamentais para a formação médica: 88% concordam, 12% discordam. Com efeito, 67% afirmam que as ligas complementam os déficits educacionais de suas faculdades, enquanto apenas 9% julgam que não e 24% não souberam opinar. Ademais, 79% afirmaram que as ligas contribuem para a escolha da futura especialização médica, porém somente 4% acham que não e 17% não souberam opinar.
Conclusões
As LAM têm um impacto significativo na formação dos estudantes, permitindo interagir com profissionais experientes e aprofundar o aprendizado teórico e prático nos temas de interesse dos alunos. A pesquisa revelou que, mesmo entre aqueles que não participam de alguma liga, 88% as consideram importantes para suprir lacunas na educação formal e 79% as julgam essenciais na escolha da futura especialização médica; assim, não apenas proporcionam autoconfiança e desenvolvimento profissional, mas também oferecem palco para explorar afinidades nas áreas de atuação intra e extra-hospitalar. Tal cenário, ratifica a relevância das LAM para uma educação mais completa, forjando melhores médicos para o futuro.
Área
Cardiologia
Autores
Marcus Vinicius Infante, Thaís Souza Gonzales, Bruno de Souza Campos, Carolina Nazif Rasul, Isabela Reis Manzoli, Diego Bezerra Soares, João Luiz Barata de Brito, Isabele Gomes Rock Soares, Gabriele Ferreira da Silva, João Gabriel Alves Santos, Emilly de Oliveira Santos, Victor Mota Maciel